1926: Criação da Casa São Luiz
Com este documento de distrato, ficou oficializada a criação da Casa São Luiz: um armazém de “secos e molhados”, localizado no Centro da cidade de Fortaleza, e administrado pelo precursor Luiz Melo.
Olá,
(sair)
Tudo começou no ano de 1926, quando o empresário Luiz Melo fundou uma pequena loja de atacado, a Casa São Luiz. Em 1967, com a morte do Sr. Luiz, coube ao seu filho João Batista, que já trabalhava na empresa, a tarefa de gerir o negócio herdado pelo pai. O Sr. João, como passou a ser conhecido por seus funcionários, logo começou a remodelar os padrões da empresa. Assim, em 1972, entrou no ramo de varejo e inaugurou a primeira filial dos Mercadinhos São Luiz, na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza. Era um líder diferenciado, e acreditava que o sucesso da empresa dependia, antes de qualquer outra coisa, da felicidade de seus clientes, dos parceiros e, principalmente, de “seu pessoal”, os colaboradores. O tempo tratou de mostrar que sua fórmula estava correta.
O que começou como uma pequena loja foi crescendo em popularidade e, consequentemente, em qualidade, quantidade e tamanho. Com muito trabalho e dedicação de sua equipe, o São Luiz inaugurou novas filiais e transformou-se, a partir da década de 80, em uma das maiores empresas supermercadistas cearenses, posto que ocupa até os dias de hoje.
Atender de forma única, compartilhando orgulho e felicidade.
Com este documento de distrato, ficou oficializada a criação da Casa São Luiz: um armazém de “secos e molhados”, localizado no Centro da cidade de Fortaleza, e administrado pelo precursor Luiz Melo.
Na foto, ao lado dos pais e das 4 irmãs está o pequeno João. Ele, que era filho de Luiz Melo, a partir dos 11 anos, passa a ajudar o pai na Casa São Luiz – aprendendo valores ímpares, como o bom atendimento aos clientes.
A família se despede do jovem João Melo (o sexto, da direita para a esquerda, trajando terno), então com 18 anos, quando este parte do porto de Fortaleza rumo aos Estados Unidos, para estudar Administração e Negócios. João voltaria ao Brasil após 3 anos, com mais experiência, para trabalhar em definitivo com o pai na Casa São Luiz.
Após o falecimento do pai, João passa a administrar a empresa. Em 72, resolve inaugurar o primeiro Mercadinho São Luiz, na Av. Santos Dumont – uma pequena lojinha de varejo, idealizada por João Melo para se adequar aos novos costumes do público. Na foto, ele é o segundo, da direita para a esquerda, ao lado do funcionário Lauro Dantas e de 2 fornecedores, no início do varejo.
Outros pequenos Mercadinhos são inaugurados, ficando conhecidos como: “os fusquinhas dos supermercados, pequeninos e econômicos”. Na foto, João Melo posa para uma matéria de jornal com alguns dos primeiros gerentes de suas lojas.
Após alguns problemas de saúde, João inicia um projeto de sucessão gradual na direção do São Luiz, promovendo o jovem Severino Ramalho Neto, seu sobrinho e funcionário da empresa desde a década de 70, à condição de sócio minoritário.
Os Mercadinhos tornam-se a maior empresa supermercadista do Ceará. O São Luiz adquire 3 lojas do grupo Bompreço – supermercados grandes, com uma área bem superior à dos antigos “fusquinhas” – um novo desafio para a João Melo e sua empresa. Na foto, a inauguração de um desses supermercados, na Av. Antônio Sales.
Com 20 anos de sucesso no varejo, João Melo e o São Luiz passam a ser reconhecidos em diversas premiações locais.
João Melo apresenta ao publicitário Nazareno Albuquerque a ideia inicial de uma série de propagandas televisivas que contassem a trajetória de importantes figuras cearenses. Nasce, assim, a campanha institucional “Me Acostumei com Você”, um enorme sucesso, com vídeos semanais inéditos sendo passados em horário nobre. Confira aqui um dos vídeos, que fala sobre o colecionador Christiano Câmara.
Em meio a um cenário de instabilidade econômica, o São Luiz vende suas nove principais lojas ao Grupo Pão de Açúcar, garantindo a continuidade da empresa com as filiais restantes. Sempre preocupado com os clientes, João vem à TV para assegurar que os Mercadinhos não apenas continuariam a existir, como se desenvolveriam, pensando n a qualidade das lojas, serviços e produtos.
Em meio a um cenário de instabilidade econômica, o São Luiz vende suas nove principais lojas ao Grupo Pão de Açúcar, garantindo a continuidade da empresa com as filiais restantes. Sempre preocupado com os clientes, João vem à TV para assegurar que os Mercadinhos não apenas continuariam a existir, como se desenvolveriam, pensando n a qualidade das lojas, serviços e produtos.
Seus ensinamentos permanecem vivos, como fogo, dentro dos valores e da cultura dos Mercadinhos São Luiz, e no íntimo das pessoas com quem ele conviveu.
Buscando se posicionar cada vez mais fielmente junto ao seu público-alvo, em 2010 o São Luiz deixa a Super Rede, associação da qual fazia parte, centralizando mais uma vez as decisões dos setores de compras, marketing e tecnologia ao seu escritório. Pensando nesse novo momento, uma nova campanha de marketing é criada, com direito a um jingle executado pelo cantor e sanfoneiro Waldonys. Confira o vídeo!
A 1ª Semana Costume Saudável foi um evento criado para estimular as pessoas a uma vida de bem estar através da alimentação, exercícios físicos e práticas saudáveis. O primeiro evento ocorreu em um espaço anexo à loja do Cocó. Nos próximos anos, ele seria cada vez mais ampliado, se tornando, então, o maior evento de vida saudável do Norte-Nordeste.
Em 2016, o Costume Saudável tornou-se um Festival. E que festival! Ocorrendo pela primeira vez no estacionamento do Shopping RioMar, o espaço multidisciplinar contou com a participação de muitas pessoas, se consolidando como o maior evento de vida saudável do Norte Nordeste.
Um de nossos eventos recorrentes em loja para os clientes, o Recebendo em Casa sempre traz receitas e ótimas dicas na hora da recepção. Algumas delas são divulgadas em vídeos nas nossas redes sociais, como é o caso deste, no especial de Dia dos Namorados de 2019.
PROCESSANDO...