Neste mês de março, mais precisamente no dia 8, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta das mulheres trabalhadoras. Você sabe como ela surgiu? Muitos acreditam que o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em 1911, considerado o segundo maior da história e que teve 146 vítimas, em sua maioria costureiras, foi o início da luta pela melhoria de condições de trabalho.

Na verdade, a ideia para a criação da data surgiu alguns anos antes, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando a mão de obra feminina, já desvalorizada, foi incorporada em massa à indústria. No entanto, o fato deu ainda mais relevância para a causa que hoje representa melhorias de condições de vida e trabalho de muitas mulheres. Atualmente, é um dia para celebrar, para não esquecer e para olhar para o futuro.

No dia 8 de março deste mês, se você é mulher ou homem, aproveite para parabenizar todas as mulheres importantes em sua vida e para lembrar a cada uma delas o quanto são incríveis e únicas. E, se você é mulher, saiba que o São Luiz torce por você e que nos alegra poder cuidar de você do nosso jeitinho.

A figura feminina é concebida em todos os seus papéis – de mulher, mãe, profissional, GENTE. Enxergamos o lado pessoa quando damos as condições necessárias para uma gestação tranquila, por exemplo. Nossas “buchudinhas” (como carinhosamente chamamos) participam de um grupo no qual assistem a palestras informativas e oficinas de artesanato. Quando o bebê nasce, recebem visita do RH em casa e são acolhidas de forma especial ao retornar ao trabalho.

Para elas, a empresa simboliza também um local de desenvolvimento e projeção (40% da nossa liderança estratégica é composta por mulheres). Um exemplo é Ana Paula Falcão, Diretora de RH, que começou como estagiária de serviço social e hoje fi gura como umas das principais executivas da empresa. Ela atribui esse avanço à “total sintonia entre valores pessoais e valores da organização” e à “abertura para aprender fazendo”, tendo tido o incentivo de mentores importantes ao longo de sua trajetória, numa cultura organizacional em que a meritocracia está para além do gênero.

E para reforçar ainda mais o respeito e o cuidado que o São Luiz dedica às mulheres, todo mês de março realizamos a Semana da Mulher São Luiz, outra iniciativa que agrega atividades como palestras sobre temas do universo feminino (orçamento pessoal, cuidados com a beleza, saúde da mulher, entre outros), além de oficinas de maquiagem e artesanato, serviço de manicure, massagem relaxante, aulas de dança e muito mais. Tudo para que se sintam únicas e valorizadas.

Essa postura já nos colocou no ranking das Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar (GPTW Mulheres), figurando entre grandes empresas nacionais. Reconhecimento que nos enche de orgulho e nos indica que estamos no caminho certo: cuidando de gente.