vegetais e alimentos que fornecem imunidade

Em todo o tempo estamos batalhando contra vários inimigos invisíveis, bactérias, vírus e outros micro-organismos testam diariamente as defesas do nosso corpo. Por isso é importante que o nosso organismo esteja com o sistema imunológico em dias e para tanto existem alimentos que aumentam a imunidade de maneira natural.

Esses alimentos que aumentam a imunidade são facilmente encontrados e podem entrar na sua rotina de alimentação. Com o consumo equilibrado de frutas, verduras, legumes e outros, é possível evitar várias doenças e fortalecer o organismo para as exposições diárias. Confira então uma lista de alimentos que vão fazer sua imunidade ir para as alturas.

Probióticos

Iogurtes e leites fermentados têm micro-organismos que fortalecem o sistema imunológico. O iogurte natural é rico em cálcio e lactobacilos, que também ajudam a melhorar a flora intestinal.

Frutas cítricas

Laranja, limão, abacaxi são frutas cítricas ricas em vitamina C, que ajuda a proteger o corpo. A acerola também é recheada de vitamina C, possuindo até mais do que a laranja, e ajuda a reconstruir leucócitos quando a resistência do organismo baixa.

Alho

Tomar chá de alho para acabar com a gripe é um costume de muitos. O alho possui propriedades antimicrobianas e ajuda o sistema imunológico, prevenindo resfriados e infecções causadas por bactérias ou fungos.

Sementes de girassol

Como têm grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.

Espinafre

O espinafre é rico em vitamina C, mas também em inúmeros antioxidantes e betacaroteno, que podem aumentar a capacidade de combate a infecção do sistema imunitário.

Pimentão Vermelho

Apesar das frutas cítricas serem excelentes fontes de vitamina C, os pimentões vermelhos têm o dobro da vitamina C, além de ser uma rica fonte de betacaroteno.

Batata doce

Ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico, atua no combate ao mal de Parkinson, males do fígado, problemas cardíacos e câncer.

Gengibre

Combate as inflamações da garganta e das vias aéreas e pode ser usado no combate a enjoos como calmante do estômago. Ajuda nas defesas do organismo e ainda contém gingerol que tem ação comprovada no combate ao câncer.

Frutos do mar

O peixe, bem como ostras, lagostas, caranguejos e moluscos, são eficazes e podem ajudar as células brancas do sangue a produzir citocinas que são proteínas que ajudam a erradicar o vírus da gripe do seu corpo. Além disso, são fonte de ômega 3 ácidos.

Cogumelos

Shiitake, maitake, e reishi são os tipos de cogumelos que contêm a maior quantidade de impulsionadores da imunidade em comparação aos outros tipos. São eficientes, pois ajudam o corpo a produzir mais glóbulos brancos.