Você sabe a importância dos alimentos orgânicos? Esse tipo de alimento é o que, em todos os seus processos de produção, respeita o meio ambiente e se propõe a manter a qualidade do produto. Esses cuidados são cumpridos à risca, inclusive no sistema de combate às pragas em plantações, onde são utilizados apenas meios naturais que não prejudicam o consumidor desse alimento.

Uma das grandes vantagens dos alimentos orgânicos frente aos inorgânicos é que não possuem agrotóxicos sintéticos, fertilizantes químicos ou transgênicos e têm suas propriedades nutricionais semelhantes, porém com o bônus de serem mais saudáveis e saborosos. Veja algumas dos principais benefícios gerados pelo consumo e cultivação de alimentos orgânicos:

Índice nutricional – Apesar de ainda não ser comprovado cientificamente, os alimentos orgânicos apresentam indícios de que seus índices nutricionais são mais elevados em determinados casos.

Aumento de antioxidantes – Frutas e legumes orgânicos podem apresentar uma taxa de até 40% a mais de antioxidantes em sua composição nutricional do que em vegetais comuns. Isso ajuda no combate a oxidação das células, o que pode lesioná-las ou até matá-las.

Redução de poluição ambiental – Por dispensar o uso de agrotóxicos e outros reagentes químicos, a cultivação desses alimentos orgânicos nas plantações evita que esses elementos poluentes se espalham por terras vizinhas por intermédio da chuva e de ventos.

Gera renda no campo – A cultivação de alimentos orgânicos nas fazendas exige maior mão de obra e isso acaba gerando mais empregos no campo para as pessoas afastadas das grandes cidades. Além disso, contribui fortemente para a sobrevivência de pequenos e médios negócios agropecuários.

Certificação de qualidade – Há quem duvide da procedência desses alimentos e acha que é só uma forma de gerar mais lucros. Quem tem esse tipo de pensamento se engana, pois os alimentos orgânicos possuem um Selo de Certificação fornecido por órgãos competentes que garantem a isenção de agrotóxicos nestes alimentos.

Feirinha de orgânicos São Luiz

Todo sábado, os Mercadinhos São Luiz realizam sua feirinha de orgânicos na loja da Av. Santos Dumont no horário de 7h às 12h. Nesta feira, nossos fornecedores e expositores apresentam seus produtos em barraquinhas tipo quitandas e oferecem degustações durante todo o evento.

Cultive esse hábito saudável e compareça a feirinha levando sua sacola retornável, se não tiver uma garanta já a sua em uma de nossas lojas. Cuidar de si mesmo e da natureza é um costume que precisamos ter, então não vai perder essa chance de colocar o melhor em alimentação na sua mesa!

organico